sábado, 4 de setembro de 2010

Calcificação



Calcificação patológica é aquela que ocorre em tecidos não osteóides; significa o depósito anormal de sais de cálcio, juntamente com quantidades menores de ferro, magnésio e outros minerais.


- Calcificação Distrófica: Encontrada normalmente em áreas de necrose (tecidos lesionados). Na patogenia a calcificação distrófica, a via comum final é a formação de mineral de cálcio cristalino na forma de uma apatita.
É comum verificar o desenvolvimento deste tipo de calcificação nas valvas cardíacas envelhecidas ou danificadas, o que acaba por prejudicar ainda mais a sua função.


                                                                         www.socesp.org.br
A valva é tricúspide, apresentando blocos grosseiros de calcificação na base dos folhetos projetando-se para a superfície aórtica.




- Calcificação Metastática: Pode ocorrer em tecidos normais sempre que houver hipercalcemia, podendo ser derivada da remoção de cálcio do osso por diversos fatores (Ex: neoplasias) ou até mesmo de uma dieta excessivamente rica deste íon.

Obs.:
As causas da hipercalcemia podem ser: Aumento do PTH (por hipertireoidismo), destruição do tecido ósseo, distúrbios relacionados a vitamina D, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário